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Uma analise de como melhorar sua visão de jogo - Early Game


Este artigo vai discutir um pouco sobre como entender o jogo do seu oponente e tentar usar as informações a seu favor. Notando que essa série será feita em 3 parte, cada uma para cada momento do jogo. Para começar a série, vamos abordar o Early game.


O que é o "Early Game"?

Early, em inglês, significa cedo/começo. São os primeiros minutos da partida, onde o que prepondera é a fase de rotas (lane phase). Todos começam com cerca de 475 de ouro e decisões são tomadas que podem influenciar o jogo. Contudo, a contrário das outras fases do jogo, neste momento você não sabe o que o inimigo planeja. Então é uma fase de decisão individual e unilateral.

475 de ouro: Tem que escolher algo

Faça sua escolha
Tirando o suporte que geralmente começa com 515 de ouro (+40 de ouro devido a maestria), todos os outros jogadores começam com 475. Geralmente, um bom item de se pensar de começar uma partida, atualmente, são os "Itens de Doran" por 440 de ouro (com exceção do Anel que custa 400ou). Se formos comparar dentre os possíveis itens de se começar, eles são os mais atraentes e vamos listar os três itens a seguir:
Escudo de Doran: +100 de vida / +2 de regeneração de vida por segundo / Bloqueio de 8 de dano de ataques básicos inimigos.
Doran Ring
Anel de Doran: +60 de vida / +0,6 de regeneração de mana por segundo / +15 de poder de habilidade / Recupera 4 de mana para cada tropa inimiga abatida
doran ring
Lâmina de Doran: +80 de vida / +8 de dano de ataque / Ataques básicos regeneram 3/5 de vida para ataques a distância/corpo a corpo
Vale dizer que o custo/eficiência destes itens são todos altos positivos (valem mais do que custam). Desta maneira, são muito bons para o early game. Contudo, é possível usar outros itens dependendo do seu objetivo, mas lembre-se que até você chegar na rota, não se sabe o que seu oponente está usando. Por exemplo, se você está usando um campeão de DANO FÍSICO e tem como objetivo forçar um abate numa troca de danos logo cedo, é muito mais útil começar com a espada longa. Seu custo/eficiência é zero (o que significa que ela vale o que custa), mas te provem +2 ataque que uma Lâmina de Doran. Contudo, você não terá a regeneração de vida por ataque, nem a vida extra. Em contra parte, você poderá levar mais poções para a rota, sendo que a Espada Longa custa 360 de ouro, sobrando 115ou (3 poções), enquanto um início de qualquer Doran só proporciona 1 poção. Cada um traz algo a favor e tem seu contra. Agora, se seu oponente ao invés de levar a Lâmina de Doran para a rota, ele escolher o Escudo, você terá uma desvantagem, uma vez que ele bloqueará 8 de dano do seus ataques básicos, dará uma regeneração excelente e mais vida.
Essa comparação vale para muitos casos. Lembrando que há a influência de runas e maestrias, que podem ser estudadas antes do início da partida se usar o LoL Nexus ou o Lolking, mas as decisões de itens só serão exibidas após o aparecimento dos oponentes.

Primeiro retorno a base (First Back)

cheio da grana

Agora você tem ideia do que o seu oponente está tramando. Nessa hora, mesmo se você não morreu pra voltar pra base, é bom você lembrar de uma tecla mágica antes de tomar uma decisão  >"TAB"<. Nesta hora, de uma boa olhada em quem está com o farm melhor, você ou seu oponente? Você pegou abates, ou seu inimigo abateu alguém em alguma outra rota? Desta maneira você terá uma ideia do que o seu oponente poderá comprar ou não quando for base. Se você conseguir prever bem o próximo movimento inimigo, você poderá contra atacar o crescimento dele. Se você estiver no mid, imaginemos de Le Blanc contra uma Orianna. Você sabe que seu oponente fará o cálice para sua regeneração de mana e, com isso, terá resistência mágica. Se você não estiver usando runas de penetração mágica, pode ser uma boa você usar itens que providencie isso. Isso equivale a qualquer resistência, se for feito armadura e você precisar atravessar isso, é sempre uma boa ter penetração de armadura. Voltando ao exemplo, uma máscara assustadora dará conta do recado. Você aumentará seu poder de habilidade, penetrará a resistência mágica da Orianna e ainda tem uma vida extra de sobra. Agora, supondo que você não vá conseguir esse item e a Orianna está agressiva. Vale a pena começar o item e uma bota, para facilitar a sua movimentação.
Agora, para dar uma ideia/ajuda vai uma coisa que vale a pena pensar toda vez que for feita uma escolha de item/build:
Vida>Penetração>Resistência>Dano>Sustain>Vida
Leia-se como "____ é bom contra (>) _____"
Por exemplo, se você está de Tryndamere contra um Nasus e o vê fazendo resistência para te

segurar, não precisa fazer dano, tente fazer penetração de armadura para quebrar a linha de build do Nasus. Ou você vê aquele Shen voltando feliz com um Cinto do Gigante e você está de

Lee Sin, não tenha medo de fazer um Vampirismo (Lifesteal). Ou então sua Diana no mid contra aquela Orianna que não para de te dar poke, pode ser uma boa você pensar num Cetro Abissal. E por aí vai.
Se quiser treinar, tente usar a lógica ao contrário. Pegue os exemplos que eu dei e poste o que
você faria se fosse o campeão que foi contra atacado para aí contra atacar nos comentários!

Early Game do Suporte

Supportes
Os suportes conquistaram um lugar singular nesta nova temporada que está pra chegar (ou já chegou, dependendo de quando você ler). Os suportes têm três itens que dizem muito de como
ele irá s
e comportar. Vamos primeiro listar os três itens:
Escudo RelicárioEscudo Relicário: 
+50 de Vida
+6 de Regeneração de Vida por 5 segundos

Passivo ÚNICO - Despojos de Guerra: Ataques básicos executam tropas com menos de 200 de Vida. O abate de uma tropa cura o campeão aliado mais próximo em 2% de sua Vida máxima e lhe concede (abate + 5) de Ouro.

Estes efeitos exigem a presença de um campeão aliado. Recarrega a cada 60 segundos. Máx.: 2 cargas.

 
Moeda AntigaMoeda Antiga:
+5 de Regeneração de Vida por 5 segundos

+3 de Regeneração de Mana por 5 segundos

Passivo ÚNICO - Favor: Estar próximo a uma tropa que morre sem causar o golpe fatal concede 2 un. de Ouro ao campeão.


GumeGume do Ladrão Arcano:
+10 de Poder de Habilidade
+3 de Regeneração de Mana por 5 segundos
+2 unidades de Ouro por 10 segundos

Passivo ÚNICO - Tributo: Ataques básicos contra campeões concedem 4 un. de Ouro, até uma vez a cada 10 segundos por inimigo. Abater uma tropa desativa este efeito passivo por 10 segundos.

Agora, depois de ler os itens, pode se tornar trivial a analise a seguir. Cada um dos itens tem seu caráter na rota. O Escudo Relicário significa um suporte defensivo que visará ser mais defensivo, mas em contra parte, terá menos ouro, uma vez que o a recarga para o uso da passiva é de um minuto e isso significará que você e seu ADC terão uma tropa para cada um a cada um que você abater usando a passiva. Contudo, o Escudo Relicário é mais rentável defensivamente que um Gume do Ladrão Arcano. Este item indica que você terá um posicionamento ofensivo na rota, focando Harass Poke,  para conseguir seu precioso ouro de suporte. Se você avistar um oponente com esse item e tiver como chamar avisa o Jungler para focar sua rota, pode ser uma boa saída, uma vez que quebrará a ofensiva inimiga. Agora, o item mais rentável e dito "neutro" para suportes, seria a Moeda Antiga. Esse item é basicamente ofensivo (pela regeneração de mana) e defensivo (pela regeneração de vida), e ainda o mais rentável na rota. Ganhando 2 de ouro a cada tropa inimiga abatida, você tem um potencial por onda de tropas comum de conseguir até 12 de ouro, aumenta para 18 se você tiver a maestria específica. O que este item diz é: "Vou deixar meu ADC farmar e assistir". Você terá como objetivo manter seu companheiro farmando e farmando para você também conseguir mais ouro.
Como dito anteriormente, o suporte tem outra escolha diferente das outras rotas, uma vez que ele pode iniciar o jogo com 515 de ouro. Comprando qualquer um dos itens acima descritos, sobrará ouro para até duas sentinelas, ou poções, ou o que você preferir. Lembrando que é recomendável, mas não obrigatório, o uso de itens de ouro para suportes. Ao escolher usar em sentinelas o ouro restante, significa que você procurará ter um domínio maior da rota, diferentemente das poções que tem como principal como sinal que você tentará ser mais ousado ou ficar mais tempo por ter essa regeneração de vida/mana extra.

A escolha dos amuletos no Early Game


Os amuletos (Trinkets) são a grande novidade, tirando o Yasuo (de novo, depende quando você está lendo.). Todos ficam meio indecisos ou seguem o fluxo de "vou pegar o que me da uma sentinela, por que é de graça e parece uma espiga de milho", esquecendo do potencial dos outros amuletos. Vamos dar uma olhada nos amuletos:
Vigilância
Totem de Vigilância
Posiciona uma sentinela invisível por 60 segundos (120 segundos de tempo de recarga)
Espiça
Esfera Espiã
Revela um local dentro de 1100 de alcance por 1 segundo (150 segundos de Tempo de Recarga)
DetectoraLente Detectora 
Desativa e revela sentinelas, armadilhas ou dispositivos ocultos próximos por 4 segundos (180 segundos de Tempo de Recarga; 400 de alcance)
Vamos assumir que esta etapa não vai contemplar a evolução dos Amuletos a partir do nível 9. O totem de vigilância de tá 1 minuto de visão em uma área e tem 2 minutos de recarga. O que vai te deixar protegido por 1 minuto, mas novamente vulnerável por 1 minuto. Este amuleto é muito útil para um Jungler que precise de farm e não vá ser agressivo logo cedo, pois você pode comprá-lo e usá-lo para proteger o seu segundo Buff (Amumu ou Warwick, por exemplo).

A esfera espiã, creio que até agora não se provou útil no início de jogo, uma vez que você tem 1 segundo de visão, para 3 minutos de recarga.
Lente detectora é um item complicado e tático, no Early Game não é recomendável se não para Junglers agressivos, ou suportes que ganham muito ao se ocultarem nos matos da rota inferior (Blitzcrank, Annie ou Taric, por exemplo). Este item pode remover uma sentinela inimiga do seu mato e quebrar a visão inimiga, ou seja, te dar essa vantagem.
Então é bom ter em mente o que escolher para saber como utilizar! Vale lembrar que se você comprar o Amuleto errado e não desfazer na loja, mas vender, a recarga do item é ZERADA.

Agradecimentos:

Magheiver - por me ajudar na parte dos Amuletos (Trinkets)

Inf Macknighter DTA (http://www.twitch.tv/macknighter) - por ajudar na relação entre escolhas de build

Fonte: PWN3ED

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